Ashburn | sábado, 13 de abril de 2024

Homeopatia: Mitos e Verdades

Homeopatia: Mitos e Verdades

Compartilhe esta matéria

No texto de hoje iremos explicar alguns mitos e verdades sobre as perguntas que geralmente são feitas quando o assunto é homeopatia. Confira!

A homeopatia não tem comprovação científica?

Mito. A homeopatia é fundamentada em dados clínicos cientificamente comprovados. Ao longo de todos esses anos, desde sua criação, os medicamentos homeopáticos foram submetidos a testes e estudos que comprovam sua eficácia em diversas indicações.

Para mais informações, você pode consultar o artigo a seguir: https://amhb.org.br/evidencias-cientificas-em-homeopatia-2/

Medicamentos homeopáticos agem lentamente e não podem ser usados nos casos de doenças agudas, como tosse, resfriado ou diarreia.

Mito. Os medicamentos homeopáticos têm ação rápida em casos agudos e podem ser bastante efetivos no tratamento de diversas infecções. 

O que acontece, muitas vezes, é que os pacientes procuram médicos homeopatas quando o problema tornou-se crônico. Logo, o tratamento desses casos necessitam de mais tempo para a cura da enfermidade.

Os medicamentos homeopáticos realmente não têm efeitos colaterais?

Verdade. Isso se explica pelo fato desses remédios serem produzidos a partir de substâncias orgânicas, de origem vegetal, mineral e animal.

A homeopatia não pode ser utilizada por pacientes diabéticos.

Mito. O paciente pode utilizar a forma líquida do remédio e diluir suas gotas em água ou leite, por exemplo.

Homeopatas são charlatões sem formação médica. 

Mito. A homeopatia é praticada por médicos qualificados e, inclusive, ela consta como disciplina na grade curricular de alguns cursos de medicina.

Diversas instituições mundo afora oferecem graduações e pós-graduações em homeopatia como especialidade médica.

Os medicamentos homeopáticos são pílulas de açúcar que funcionam apenas como placebo.

Mito. Mesmo que o açúcar faça parte do processo de fabricação de medicamentos homeopáticos, ele serve apenas como condutor das substâncias terapêuticas.

É possível ser medicado sem o uso das bolinhas de açúcar, apenas ingerindo a forma líquida diretamente ou diluída em água.

Durante o tratamento homeopático tenho que aplicar restrições na alimentação?

Verdade. Em alguns casos pode ser indicado pelo homeopata que o paciente evite alguns tipos de bebidas ou alimentos que possam interferir na ação medicamentosa, como café, álcool, chás, alho e cebola.

Lembre-se: em caso de dúvidas, procure sempre ajuda de um profissional da saúde de sua confiança e nunca se automedique. 

Cuide-se!

Outras matérias

Matérias

Symphytum – Atletas podem usar homeopatia?

SYMPHYTUM – Atletas podem usar homeopatia? É comum percebermos maior desgaste, contusão e dor em atletas durante competições e treinos pré-campeonatos, e os tipos de

Nos dedicando à Satisfação de nossos Clientes

Nos adaptando às necessidades comerciais do mercado.

CADASTRE - SE E RECEBA NOVIDADES

SIGA INJECTCENTER NAS MÍDIAS