Ashburn | sábado, 13 de abril de 2024

Problemas de Peso: como a homeopatia pode ajudar?

Problemas de Peso: como a homeopatia pode ajudar?

Compartilhe esta matéria

A homeopatia pode auxiliar as pessoas que sofrem com problemas de peso. Neste artigo iremos abordar o tema detalhes. Confira!

O equilíbrio alimentar é fundamental na manutenção da saúde e da boa forma. Portanto, é indispensável comer bem para viver bem.

Certos elementos nutritivos são indispensáveis ao nosso equilíbrio fisiológico. Além disso, sabe-se hoje em dia que uma dieta alimentar desequilibrada facilita o aparecimento de várias doenças (distúrbios cardiovasculares, câncer, etc.). A correção desses maus hábitos alimentares tem, portanto, um papel importante na prevenção das moléstias.

Alimentar-se bem: noções básicas

Bem variada, sua alimentação deve conter as três grandes classes de alimentos:

  • Carboidratos: devem constituir cerca de 50% de nossa alimentação. Os carboidratos estão presentes particularmente nos cereais, tubérculos, frutas e féculas.
  • Lipídeos: devem constituir cerca de 30% da alimentação. É possível encontrá-los no azeite de oliva, castanhas, amêndoas, nozes e laticínios;
  • Proteínas: devem constituir cerca de 20% da alimentação, distribuídas entre proteína animal (carnes, peixes, ovos e laticínios) e vegetal (cereais e leguminosas).

Conhecimentos sobre nutrição

A ingestão inadequada de micronutrientes (vitaminas, ácidos graxos e aminoácidos) auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer.

As fibras regulam o funcionamento do intestino e facilitam a recuperação do equilíbrio em caso de diabetes ou de excesso de colesterol.

Um organismo equilibrado por uma boa alimentação pode se defender mais facilmente dos ataques microbianos ou virais.

Evite consumir muita gordura saturada (carnes gordas, frituras, certos laticínios, etc.) e dê preferência às gorduras insaturadas (azeite de oliva e ácidos graxos do atum e do salmão).

Prefira os açúcares “lentos” (cereais, leguminosas, raízes, etc.) aos açúcares “rápidos” (refrigerantes, doces, sorvetes, etc.).

Dê preferência a peixe, aves criadas soltas, de forma natural, e derivados de cabra e ovelha. 

Os legumes e as frutas de produção orgânica são indispensáveis para completar a dieta alimentar.

Problemas de peso

Várias pessoas se confrontam com problemas de peso e consultam um homeopata por esse motivo. O caso mais frequente é o excesso, que se deve, na maioria das vezes, a maus hábitos alimentares, em geral agravados por desequilíbrios biológicos (diabetes, taxas de colesterol e triglicérides altas, etc.).

Uma aprendizagem

O papel do médico é, acima de tudo, ensinar o paciente a se alimentar melhor, de modo variado e equilibrado, considerando sua idade e sua atividade física. Os novos hábitos alimentares devem, naturalmente, reservar espaço para o prazer e o convívio social. A dieta mediterrânea, por exemplo, à base de peixes, frutas e legumes, alia sabor e nutrição.

O tratamento homeopático

Para encontrar um medicamento que corresponda a seu paciente, o médico homeopata se interessa por suas preferências e aversões alimentares e pela maneira com que o organismo queima ou estoca os nutrientes. Depois da ingestão de um medicamento específico, o paciente modificará seu comportamento diante de certos alimentos e reencontrará o seu equilíbrio metabólico.

Duas consultas diferentes

As consultas apresentadas a seguir, devido ao problema de excesso de peso, em um caso, e por magreza, em outro, ilustram a abordagem da homeopatia nesse domínio.

Um problema de excesso de peso

Uma mulher consulta seu homeopata devido ao excesso de peso. Ela pesa 20 quilos acima do normal, excesso acumulado durante suas gravidezes e localizado principalmente na altura do tórax e do ventre.

Depois que engordou, ela passou a transpirar muito. Sua alimentação cotidiana é, porém, equilibrada, e os regimes rígidos que ela tem seguido alcançaram resultados decepcionantes.

Durante a consulta, ela menciona as verrugas escuras que apareceram quando estava grávida. Enfim, declara que seu comportamento se alterou: ela está estressada além do normal e muito impaciente; a música, que amava tanto, agora a irrita, e ela não consegue mais se concentrar.

  • Os sintomas observados: ganho de peso de origem hormonal, transpiração, verrugas, impaciência, dificuldade de concentração, aversão pela música.
  • O tratamento homeopático: recomenda-se a escolha de medicamentos que permitirão à paciente reencontrar o equilíbrio e o peso satisfatórios e perceber que, devido ao estado de agitação, ela comia demais sem se dar conta.

Um problema de magreza

Uma adolescente, acompanhada de sua mãe, consultou um homeopata por causa de dificuldades escolares. Ela tem muita dificuldade para se concentrar e, portanto, para aprender. Trata-se de uma jovem taciturna, que é de uma magreza persistente, apesar de ter bom apetite. 

Ela se queixa de enxaqueca antes do início de cada ciclo menstrual. Sua pele é pálida e tem acne.

Enfim, durante a entrevista, sua mãe revela que ela tem que esconder o sal da filha, como se escondem guloseimas de outras pessoas.

  • Os sintomas observados: concentração difícil, tristeza quando criança, magreza apesar do bom apetite, enxaqueca antes da menstruação, acne, desejo exagerado de sal.
  • O tratamento homeopático: O médico deve prescrever um medicamento que faça a paciente ganhar um pouco de peso, curar a enxaqueca e a acne e que permita melhores níveis de concentração.

Lembre-se da importância de consultar médicos homeopatas de sua confiança e nunca se automedicar. 

O acompanhamento nutricional também é imprescindível antes de qualquer iniciativa para cuidar da sua alimentação. Cuidado com as “dietas milagrosas”. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos sempre à sua disposição.

Referência Bibliográfica: SERVAIS, Dr. Philippe M. (org.). Larousse da Homeopatia. São Paulo: Larousse do Brasil, 2002.

Outras matérias

Matérias

Symphytum – Atletas podem usar homeopatia?

SYMPHYTUM – Atletas podem usar homeopatia? É comum percebermos maior desgaste, contusão e dor em atletas durante competições e treinos pré-campeonatos, e os tipos de

Nos dedicando à Satisfação de nossos Clientes

Nos adaptando às necessidades comerciais do mercado.

CADASTRE - SE E RECEBA NOVIDADES

SIGA INJECTCENTER NAS MÍDIAS